Síndrome do Túnel Cárpico
O Túnel Cárpico é um túnel situado na parte da frente do pulso rígido que vai do antebraço até à mão. Neste túnel passam os tendões diretamente envolvidos nos movimentos dos dedos da mão encontra-se também o Nervo Mediano.
A síndrome do Túnel Cárpico tem associada uma sensação de adormecimento, formigueiro, dor e fraqueza na mão causada por uma compressão do nervo mediano no canal cárpico. Estes sintomas tendem a manifestar-se principalmente no polegar, no dedo indicador, no dedo médio e em metade do dedo anelar, zonas sensibilizadas pelo nervo mediano.
As causas mais frequentes da síndrome do Túnel Cárpico têm origem nas doenças reumáticas (como artrite degenerativa e tenossinovite, artrite reumatoide), fraturas, acidentes ou utilização excessiva do punho, diabetes, doenças da tiroide.
Os sintomas mais frequentes da síndrome do Túnel Cárpico são a sensação de queimadura, formigueiro ou entorpecimento dos dedos, dificuldade em manipular objetos e em fechar a mão com força. A manifestação destes sintomas pode surgir durante a noite sendo mais evidente no polegar e nos dedos indicador e médio; a dor e a sensação de formigueiro podem irradiar para a mão ou para o antebraço. Se o problema não for tratado, os músculos afetados podem atrofiar.
Tratamento
A Terapia de Bowen implementa um tratamento exclusivo para o tratamento da síndrome do Túnel Cárpico que pressupõe o relaxamento dos músculos do antebraço e a pressão sobre o nervo mediano permitindo, por consequência, uma maior fluidez da circulação sanguínea nas zonas afetadas.
Copyright © 2014 Terapia Bowen Lisboa - CLAUDIA BOTH