Espondilite Anquilosante
A Espondilite Anquilosante é uma doença inflamatória crónica que afecta principalmente as articulações da coluna, causando limitação da mobilidade e perda de flexibilidade da coluna vertebral. A doença tem uma evolução progressiva, por vezes com surtos de inflamação da coluna vertebral ou de outras articulações, como ombros, ancas, joelhos e tornozelos.
O diagnóstico da Espondilite Anquilosante é baseado em sintomas físicos e na observação. Para confirmar o diagnóstico realizado efetuam-se radiografias da bacia e coluna vertebral, para ver as mudanças que ocorreram nas sacroilíacas e nas vértebras.
Os primeiros sintomas da Espondilite Anquilosante são, muitas vezes, dor nas regiões glúteas ou lombalgia, causados por inflamação das articulações sacroilíacas e coluna vertebral. A dor é inflamatória e manifesta-se de forma insidiosa, lenta e gradual, sendo difícil precisar o momento exato em que os sintomas começaram. A lombalgia ocorre quando o doente está em repouso, melhorando com a atividade física. A dor é geralmente pior nas últimas horas da noite e de manhã cedo.
Tratamento
A Terapia de Bowen tem tido excelentes resultados no tratamento dos pacientes com Espondilite Anquilosante principalmente no que respeita o controlo da inflamação, o alívio das dores, diminuição da rigidez muscular, melhoria da mobilidade das articulações.
Inicialmente, e dependendo do grau de avanço da doença, os pacientes terão sessões semanais da Terapia de Bowen, podendo depois reduzir para uma sessão por mês consoante o caso.
Outro aspeto importante do tratamento são os exercícios de reabilitação ao nível da coluna vertebral e exercícios respiratórios, que envolvam extensão da região dorsal, bem como exercícios de mobilização dos ombros e ancas de modo a fortalecer os músculos da coluna e evitar a rigidez e perda de mobilidade da própria coluna vertebral. A natação apresenta-se, segundo os especialistas, como uma boa opção.
Copyright © 2014 Terapia Bowen Lisboa - CLAUDIA BOTH